compartilhe:
Os alinhadores transparentes caíram nas graças das pessoas que buscam um tratamento ortodôntico mais estético e rápido. Em entrevista ao nosso site, a Dra Flavia Apolinário explica os benefícios e os exames necessários para esse tratamento.
Quais são os benefícios dos alinhadores invisíveis?
É mais confortável e menos dolorido. O fato de ser removível facilita na alimentação e na higienização da boca. Por ser transparente, é mais estético. Além disso, destaco a redução nas visitas ao dentista e o tratamento até 50% mais rápido que o convencional.
Há alguma contraindicação? Qualquer pessoa com indicação de tratamento ortodôntico pode optar pelo alinhador invisível?
Não existe nenhuma contraindicação. Podemos realizar o tratamento em todas as pessoas que desejam alinhar os dentes e a mordida, inclusive pode ser usado desde a infância (a partir de 6 anos).
Os custos são mais altos em comparação com os alinhadores tradicionais?
Sim. Há um custo mais elevado que os demais aparelhos ortodônticos, principalmente levando-se em consideração a tecnologia embutida, o que permite resultados mais rápidos e eficientes.
Quais são os exames necessários para colocar o alinhador invisível?
Avaliação clínica, radiográfica e o escaneamento da arcada dentária.
Avaliação clínica: fazemos uma avaliação inicial dos dentes e dos seus possíveis problemas. Na anamnese, conseguimos identificar as expectativas do paciente em relação ao tratamento e informações sobre antigos tratamentos.
Radiográfica: solicitamos a panorâmica e a telerradiografia. Na Panorâmica temos a visão geral de como estão os dentes e a estrutura óssea. Na Telerradiografia avaliamos a relação dos elementos dentários com os maxilares
Escaneamento da arcada dentária: é a etapa mais importante. O dentista elabora o planejamento do tratamento a partir da imagem 3D obtida pelo escaneamento. Assim conseguimos prever o resultado, além de ter uma previsão do tempo do tratamento e quantos alinhadores serão necessários.
O tratamento pode ser mais longo em comparação com os alinhadores tradicionais?
Não. O tratamento chega a ser até 50% mais rápido que os alinhadores tradicionais.
O dentista precisa de alguma especialização para atuar com os alinhadores invisíveis? Como o paciente que deseja esse tipo de tratamento pode encontrar profissionais da área?
O dentista deve ser ortodontista e credenciado.
Serviço
Dra Flavia Apolinário - CRO-ES 3927
Ortodontista
Instagram: @draflaviaagarciapolinario