BLOG

04-12 - Tecnologia e segurança na extração do dente siso

compartilhe:

Apesar de parecer um procedimento simples, a extração do dente siso requer planejamento e alguns cuidados por parte do cirurgião dentista ou bucomaxilofacial. Um dos recursos importantes para o diagnóstico correto é o uso da Tomografia Computadorizada Cone Beam. 

Trata-se de um exame que mostra imagens tridimensionais da boca do paciente, o que torna o procedimento mais seguro, já que auxilia em uma avaliação completa por parte do profissional. Além de ser eficiente para o planejamento de extração do dente siso, o equipamento permite avaliação de outras patologias na região da cabeça e do pescoço. 

Considerado uma das inovações mais revolucionárias na Odontologia, o aparelho é muito semelhante aos de Raios-CX panorâmico, produzindo imagens digitais de alta qualidade. O exame é simples e as imagens são enviadas para um computador, onde um software realiza as reconstruções em 3D. 

A Tomografia Cone Beam é a primeira indicação para diversas situações clínicas, por ser uma ferramenta excelente para a obtenção de diagnóstico adequado, plano de tratamento mais previsível e resultado final melhor. Estudiosos e profissionais de todo o mundo recomendam a ferramenta por entenderem as limitações das imagens 2D, que não contemplam o diagnóstico de muitos problemas dentofaciais, que envolvem uma “terceira dimensão”.

Vale lembrar que, no caso da extração do siso, algumas técnicas e medicações podem facilitar o procedimento, o que minimiza os riscos associados à cirurgia. Mas o planejamento correto reduz a possibilidade, por exemplo, de lesões no nervo e outras complicações.