DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE
➢ Direitos:
1. Receber atendimento acolhedor, cordial, respeitoso e humanizado, livre de quaisquer preconceitos;
2. Ser identificado por seu nome e sobrenome ou nome social, garantindo sua individualidade;
3. Identificar as pessoas responsáveis pelo atendimento por meio de uniforme e crachás visíveis;
4. Ter acesso a todos os exames oferecidos pela Odonto Scan, desde que sua realização seja previamente indicada por um dentista ou médico responsável;
5. Consentir ou recusar a realização de exames após o esclarecimento sobre os riscos e benefícios dos procedimentos que compõem o diagnóstico;
6. Ter acesso ao detalhamento da cobrança de seus exames realizados sob o regime particular e exames cobrados na guia de tratamento odontológico no caso de convênio com operadoras de planos odontológicos;
7. Garantia de confidencialidade de suas informações por meio da manutenção do sigilo profissional e atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais;
8. Receber informações claras, objetivas e de fácil compreensão;
9. Receber auxílio do profissional que esteja presente no local e devidamente habilitado, de acordo com a sua necessidade, de forma a garantir seu bem- estar, conforto e segurança;
10.Ter disponíveis equipamentos de proteção individual (aventais e protetores de chumbo);
11.Ter atendimento prioritário quando tiver 60 anos ou mais, ser portador de deficiências físicas ou intelectuais, gestantes e crianças de colo.
➢ Deveres:
1. Atender a todas as normas e condições de segurança e higiene pré-estabelecidos na Instituiçã o;
2. Ter em posse documentos com foto (identidade, identidade profissional ou carteira de habilitação), necessários para o atendimento, bem como apresentá-los quando solicitados. No caso de paciente menor de idade, apresentar Certidão de Nascimento, caso não tenha RG, e documentação do responsável;
3. Providenciar a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio odontológico, bem como entregar as guias de tratamento odontológico autorizadas previamente que tiver em posse;
4. Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais da instituição, tratando-os de forma civilizada e cortês;
5. Zelar pelo patrimônio privado da instituição durante o período de atendimento;
6. Não fumar nas dependências da instituição;
7. Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais, ou responsáveis;
8. Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos exames, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais da Odonto Scan;
9. Informar se compreendeu todas as orientações recebidas, e questionar em caso de dúvidas.
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