BLOG

01-05 - Entrevista: Técnicas caseiras de clareamento dental são ineficazes e oferecem riscos

compartilhe:

De tempos em tempos, surgem novas “modinhas” para o clareamento dos dentes. Casca de banana, bicarbonato e até carvão ativado... A criatividade parece não ter limites quando o assunto é exibir um sorriso mais branco. Mas esses métodos, além de ineficazes, podem oferecer riscos à saúde bucal. Acompanhe a entrevista com a Dra Natália Reis Riberi Arantes e saiba todos os detalhes.   

1- Quais são as opções de clareamento disponíveis atualmente? 
Dra Natalia Reis: Temos o clareamento caseiro e o de consultório. Também podemos associar as duas técnicas, fazendo parte do tratamento em consultório, e a outra parte pelo próprio paciente, em casa. 

2- As soluções caseiras podem ser utilizadas? Quais são os riscos de apostar nessas "modinhas da internet"? 
Dra Natalia Reis: Soluções caseiras não devem ser utilizadas. A maioria dessas soluções é composta por produtos altamente ácidos e corrosivos ao esmalte. É muito comum as pessoas quererem usar bicarbonato, vinagre, frutas cítricas... Além de não clarearem os dentes, o uso desses produtos pode prejudicar o esmalte, trazendo até mesmo a sensibilidade pela perda do esmalte, levando à erosão ácida. 

3- O clareamento dental oferece riscos? Existe contraindicação?
Dra Natalia Reis: O clareamento dental não enfraquece o esmalte dentário. Ele apenas remove os pigmentos amarelos dos dentes. Então não há riscos ao paciente. Porém, pode ser contraindicado para gestantes, pacientes com doença periodontal e também com cárie dental. Nesses casos, primeiro resolvemos os problemas dentais para depois seguir para o clareamento. Também não recomendo para pacientes menores de 15 anos. 

4- Quais são os mitos mais comuns sobre esse assunto? 
Dra Natalia Reis: Algumas pessoas acham que o clareamento enfraquece o esmalte dentário... Também há dúvida sobre a eficácia dos cremes dentais clareadores. 

5- Quais hábitos devem ser evitados durante o tratamento? E quais são as indicações para prolongar os efeitos do clareamento?
Dra Natalia Reis: Já temos estudos que mostram que os alimentos não interferem no resultado final do clareamento. Então o paciente não precisa mudar seus hábitos. Porém, há indicações para prolongar o efeito, como a redução no consumo de corantes. O café, por exemplo, não interfere no resultado final do clareamento, mas o uso constante dele pode reduzir a durabilidade do efeito. 

6- Há um limite até onde é possível clarear os dentes? Existe a possibilidade de ficar "branco demais"? 
Dra Natalia Reis: Existe um limite sim. O clareamento caseiro, por exemplo, não deve passar de quatro ou cinco semanas. Quando ultrapassa esse período, há risco até de trinca de esmalte. Chega um momento que o dente para de responder ao clareamento. Então este é o momento de suspender o uso. 

A possibilidade de ficar branco demais não existe porque nós conseguimos acompanhar o clareamento de forma gradativa. O paciente pode seguir com o tratamento até ficar satisfeito. 

7- Existem produtos que podem ajudar a clarear os dentes, como os cremes dentais? Se sim, quais?
Dra Natalia Reis: Não existem produtos que ajudam a clarear os dentes, além do clareamento dental feito com peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Cremes dentais e outras soluções não vão clarear e ainda podem prejudicar os dentes. Os cremes dentais clareadores, por exemplo, são muito abrasivos. Além de tirarem a placa que está sobre o dente, eles começam a desgastar o esmalte. Com isso, com o passar do tempo, o esmalte, que é translúcido, pode perder a camada e você começa a ver a dentina, que é amarela. Então temos até o efeito contrário. O único produto confiável é o clareamento dentário, supervisionado pelo dentista.  

Serviço 
Dra Natália Reis Riberi Arantes - CRO-ES 4434
Especialista em Implante
Especializando em Dentística
Instagram: @natyrarantes