BLOG

18-06 - Bate-papo: Dr Maurício Hastenreiter explica tratamento que devolve dentes perdidos

compartilhe:

Mais de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. Apesar de grande parte da população realmente não ter acesso a tratamentos de última geração, uma parcela considerável certamente desconhece as opções de procedimentos que podem devolver um sorriso bonito e saudável em poucos dias. Em entrevista ao nosso site, o dr Maurício Hastenreiter explica os benefícios dos implantes de carga imediata, e traça um paralelo comparativo com os tratamentos convencionais. Acompanhe abaixo! 

O que é o protocolo de carga imediata? 
É uma prótese fixa por implante que devolve todos os dentes perdidos em um tratamento de poucos dias. Normalmente esses tratamentos levam de 3 a 7 dias para serem concluídos e o paciente já pode sair do consultório mastigando qualquer tipo de alimento. 

Quais são as diferenças entre o tratamento convencional e o de carga imediata? 
A grande diferença está no tempo de entrega final dos dentes. No tratamento convencional, demora-se de 6 meses a 1 ano ou até mais. Já na carga imediata é realizado em até 7 dias. Além disso, o número de consultas e cirurgias realizadas, na carga imediata, é sempre menor. Exemplo: na carga imediata fazemos somente 1 procedimento cirúrgico. Já no tratamento convencional no mínimo 3 cirurgias. 

Quais são os principais benefícios? 
Os principais são aumento da força de mastigação, substituição de próteses móveis por dentes fixos gerando mais confiança e conforto no dia a dia... Nos casos de dentadura, o paciente terá o céu da boca livre. A parte estética também é um grande benefício. Os pacientes ficam mais jovens, mais bonitos e com a autoestima lá em cima. 

Para quais casos o protocolo é indicado? 
É mais indicado aos pacientes que perderam a maior parte dos dentes e pacientes que usam próteses móveis, como dentaduras, roach, pererecas e pontes móveis. 

Quais são os exames necessários para a cirurgia? 
Exames de imagem, radiografia panorâmica e tomografias, além de exames de sangue. Em alguns poucos casos também solicitamos o risco cirúrgico ao cardiologista. 

Qualquer profissional está habilitado a realizar o protocolo? 
Não, somente os profissionais especializados em implantes.

Existe algum risco? 
Muito baixo. Os livros e a literatura têm nos mostrado uma alta taxa de sucesso de 97%. E esta taxa também se reflete aqui no consultório. 

Existe alguma orientação específica para o pós-operatório? 
O paciente deve tomar medidas necessárias a qualquer procedimento cirúrgico na boca, como repouso absoluto por 2 dias, evitar conversar, alimentação fria e pastosa, tomar as medicações prescritas pelo cirurgião e fazer o uso de compressa de gelo na área operada. Essas são as principais. 

Estima-se que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. Apesar de grande parte da população realmente não ter acesso, em sua opinião, ainda falta informação sobre tratamento?
Sim, a maior parte da população não sabe ou desconhece o tratamento do protocolo carga imediata. Infelizmente recebo diariamente clientes que nunca tiveram uma orientação a respeito de saúde bucal e muitos ainda comentam que 20, 30 anos atrás não faziam qualquer tipo de tratamento nos dentes, simplesmente removiam esses dentes com pequenos problemas e isso acarretou a grande parte da população não ter nenhum dente na boca. Temos muito a avançar na parte de tecnologia para devolver o quanto antes a essa população desdentada uma nova forma de viver a vida.

Serviço 
Dr Maurício Hastenreiter Portes - CRO-ES 5758
Especialista em Implantodontia
@mauriciohastenreiter
Tel: 27 3207-7811