BLOG

22-03 - Um ano após pandemia, dentistas enfrentam verdadeiro 'desastre odontológico', diz FDI

compartilhe:

Com informações do PR Newswire
Clique e leia a Reportagem completa:
https://prnewswire.com.br/releases/desastre-odontologico-um-ano-apos-o-primeiro-lockdown-dentistas-em-todo-o-mundo-enfrentam-as-consequencias-da-pandemia-da-covid-19-na-saude-bucal-das-pessoas-maior-incidencia-de-caries-e-mais-doenc/ 

A mudança na rotina em virtude da pandemia trouxe um verdadeiro desastre odontológico no mundo todo. É isso o que afirmam os membros e conselheiros da Federação Dentária Internacional (FDI). 

Ao longo do último ano, além da falta de cuidados com a saúde bucal, muitas pessoas não puderam manter a frequência nas consultas odontológicas. 

Segundo a FDI, as consequências são catastróficas para a saúde dos dentes e das gengivas. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a Organização Mundial da Saúde informou que os serviços de saúde bucal estavam entre os serviços de saúde essenciais mais afetados pela pandemia, com 77% dos países relatando interrupção parcial ou total.

Mesmo após a reabertura dos consultórios, com a adoção de rigorosas medidas de higiene, muitos pacientes só buscaram atendimento em casos mais graves. 

O resultado está sendo visto no dia a dia dos consultórios. "Uma das consequências dramáticas da pandemia é que os problemas de saúde bucal que não eram considerados urgentes durante o surto da pandemia se tornaram urgentes depois de ter que esperar dois meses para ser tratados", disse a Dra. Maria Fernanda Atuesta Mondragon, presidente da Federação Odontológica Colombiana e da conselheira da FDI. "Vimos alguns pacientes se submeterem a tratamento ortodôntico que perderam as lacunas criadas para que seus dentes se alinhassem, enquanto outros desenvolveram problemas periodontais significativos."