BLOG

01-07 - Bate-papo com dentista: Dra Graziella Bittencourt fala sobre a tecnologia a favor da saúde bucal

compartilhe:

A radiologia odontológica é um dos melhores exemplos dos avanços significativos que a tecnologia trouxe para a área da saúde. A qualidade das imagens e a facilidade para registrá-las trouxeram muitos ganhos para a prática clínica, proporcionando diagnósticos mais precisos. Dra Graziella Bittencourt explica que as imagens digitais fazem a diferença, pois os resultados são mais precisos e seguros, tanto para o paciente quanto para o dentista.

Qual a importância da Radiologia Digital no que diz respeito a atenção à saúde?
É uma tecnologia avançada que serve como auxiliar no diagnóstico e monitoramento de uma série de doenças e condições das mais simples como uma cárie, passando por lesões e tumores. O que uma radiografia revela, portanto, nos direciona em um correto plano de tratamento, aumentando as chances de um melhor prognóstico, o que vai refletir diretamente na saúde do paciente. Ainda considerando a atenção à saúde do paciente, em tempos de COVID-19, a tecnologia digital é uma forma mais segura de se adquirir as imagens por evitar a circulação dos exames nas mãos do radiologista, paciente, dentista.

Quais são os benefícios desse tipo de exame para o dentista? E para o paciente?
As vantagens dessa tecnologia são evidentes tanto para nós, dentistas, quanto para o paciente. E essas vantagens são comuns aos dois em muitos aspectos, sendo muitas vezes impossível dissociar quem se beneficia individualmente. 

O dentista tem um impacto na rotina clínica extremamente positivo pela rapidez dos serviços radiológicos, gerando uma economia considerável de tempo. Imagens radiográficas mais precisas, garantindo ao paciente maior segurança de um diagnóstico correto. Além disso, a redução de custos é um benefício, pois elimina todos os investimentos em filmes e nas soluções químicas utilizadas no processamento tradicional. Isso tem um impacto direto no meio ambiente, pois os filmes, lâminas de chumbo e produtos químicos são tóxicos. Dessa forma segue-se um caminho mais ecológico que não acarreta tantos prejuízos para o meio ambiente.

O paciente se beneficia dessa agilidade, deixando-o mais satisfeito e aumentando sua fidelidade. Menor exposição à radiação se comparado ao exame normal, e diminuição das chances de repetição por falhas no processamento.

É verdade que traz mais agilidade no diagnóstico? Os exames digitais são mais nítidos?
Sim, indiscutivelmente! Com a utilização dos sensores digitais temos a captura direta da imagem para o computador, evitando assim todo o processo de revelação do filme radiográfico, e, em segundos, o exame já pode ser acessado remotamente de qualquer dispositivo conectado à internet. A nitidez das imagens se deve justamente à introdução do computador nesse processo, já que ele depende de imagens digitalizadas para oferecer resultados cada vez mais nítidos, acurados e com diferenciação de densidade das imagens geradas. Ali, o especialista não só visualiza, como pode manipular as imagens, o que inclui ajustes de zoom, medições e até inversão da escala de cinza.

Na radiologia digital o tempo deixa de ser um inimigo. É isso mesmo?
É exatamente isso! Em uma rotina clínica onde o tempo é um fator preponderante, tanto para nós dentistas quanto para os pacientes, não se justifica não aderir a esta tecnologia.

Em especial a tomografia computadorizada é um excelente aliado nos tratamentos endodônticos. É isso mesmo? Por quê?
Poder avaliar e navegar em um exame 3D para planejar os casos endodônticos é um grande diferencial para o profissional e para o paciente que receberá o diagnóstico e o tratamento. A Tomografia Computadorizada permite a observação simultânea dos planos seccionais e, por esta razão, na prática endodôntica, o especialista pode precisar de informações complementares que só podem ser alcançadas por meio deste exame. Costumo brincar com os meus pacientes que, com a tomografia, eu tenho um GPS em minhas mãos que me guiará no planejamento e execução dos tratamentos endodônticos, aumentando a previsibilidade e qualidade, e diminuindo o tempo de cadeira do paciente durante o procedimento clínico, pois toda a microanatomia já foi estudada previamente. É um mapa da mina!

Serviço
Dra Graziella Bittencourt - CRO 4733-ES
Professora Mestre e Especialista em Endodontia
Instagram: @dragraziellabrittencourt
Facebook: Dra. Graziella Bittencourt
Site: dragraziellabittencourt.negocio.site