BLOG

30-04 - Vai colocar aparelho ortodôntico? Conheça os exames necessários para um bom tratamento!

compartilhe:

Para exibir um belo e saudável sorriso, muitas vezes precisamos passar por tratamentos e procedimentos odontológicos. Entre as opções mais usadas e que garante ótimos resultados está o aparelho ortodôntico, que pode ser com os tradicionais brackets ou com placas invisíveis. Além de melhorar a estética, ele é fundamental para que o paciente tenha boa mastigação, respiração e deglutição. 

Porém, antes de optar pelo tratamento, alguns exames são necessários para avaliar o crescimento e o desenvolvimento da face e dos dentes. “Esse acompanhamento é fundamental para o sucesso do tratamento. Através dos exames, o ortodontista pode avaliar a posição de cada dente e dos ossos da face. Além disso, os exames podem detectar cáries e lesões nos dentes e nos ossos, que não estão sendo vistos a olho nu”, explicou a especialista em radiologia odontológica Márcia Gabriella Barros. 

Entre os exames que devem ser solicitados pelo dentista estão a radiografia panorâmica; a radiografia em norma lateral ou telerradiografia de perfil; as radiografias periapicais; os modelos, que podem ser de gesso ou virtuais, adquiridos através de um scanner intraoral; e as fotografias. Tomografias e outros tipos de radiografias podem ser requeridos, dependendo do caso. “Através dos exames, o dentista pode fazer um planejamento do tratamento, avaliar a necessidade de intervenções cirúrgicas, além de conseguir acompanhar a evolução do processo”, acrescentou.