BLOG

12-02 - Equipamento de diagnóstico permite tratamento dentário com mais eficiência e conforto

compartilhe:

A tecnologia virou uma grande aliada da odontologia para acelerar os diagnósticos e inúmeros tratamentos da saúde bucal. São modernos equipamentos que evitam a perda de tempo e recursos, e proporcionam benefícios para os profissionais, que ganham em agilidade, e para os pacientes, que ganham em conforto. 

Nesse cenário, a Odonto Scan, empresa de soluções no setor de diagnóstico odontológico, trouxe em primeira mão para o Espírito Santo o scanner intra-oral, um equipamento para atender a grande demanda dos dentistas quando o assunto é moldagem digital dos dentes.  

O scanner intra-oral torna mais precisa e mais rápida a digitalização das arcadas dentárias, já que faz isso diretamente na boca do paciente. Além disso, ele reproduz digitalmente em 3D todos os detalhes da boca do paciente em substituição ao método tradicional com material de moldagem para posterior transferência ao gesso, evitando o desconforto do contato com material viscoso.

A empresária e especialista em Radiologia Odontológica Dra Márcia Gabriella Barros explica que o scanner permite a aquisição da imagem em um tempo reduzido e economiza recursos. “O uso desse equipamento é interessante porque dispensa a manipulação de materiais e vazamento do gesso. Isso economiza tempo, melhora a experiência do paciente e aumenta a aceitação aos tratamentos”, afirma.

Por outro lado, o scanner intra-oral também pode ser usado como uma ferramenta completa de diagnóstico, tornando-se fundamental para realizar procedimentos, enviar arquivos para outros dispositivos digitais e realizar planejamentos dos tratamentos. Desta forma, ele atua nas moldagens, na execução de casos clínicos restauradores com diagnóstico prévio ou no pós-procedimento. 

A agilidade e reprodução fiel estão presentes ainda no fluxo de trabalho: por ser um equipamento digital, a interação entre o consultório e o laboratório se torna ainda mais eficiente.