BLOG

12-02 - Bate-papo com o dentista: Dr Felipe Avelino explica os benefícios dos implantes imediatos

compartilhe:

O sorriso bonito e saudável é o desejo de grande parte dos brasileiros. Mas, para quem precisa de implantes, o tempo do tratamento pode ser um grande dificultador. Em entrevista ao nosso site, o dr Felipe Bergamin Avelino explica os benefícios dos implantes imediatos, que prometem um tratamento em menos da metade do tempo que o convencional.

O que é implante imediato?
É o implante que é colocado imediatamente após a remoção de um dente. Atualmente, esta é a maior demanda de pacientes que necessitam de implantes, pois vem de dentes que estão condenados devido à falhas de tratamentos restauradores antigos (como "pinos" e coroas), traumas e doenças (fístulas).

É possível sair da cirurgia com um dente imediato?
É sim. Em grande parte dos casos, nós conseguimos instalar o implante e na mesma sessão já colocar um dente (provisório) sobre o implante, mantendo a estética em ordem para o paciente. Claro que cada caso tem sua especificidade, e nós necessitamos de exame clínico e de tomografia computadorizada para um diagnóstico adequado. Mas utilizando implantes de alta qualidade, associado às técnicas cirúrgicas delicadas, é possível que o paciente saia da cirurgia com um dente.

Como funciona a cirurgia? Existe corte ou pontos?
Na maioria dos casos não existe corte nem s. Em alguns casos, quando temos perdas teciduais, podem ser necessárias reconstruções através de enxertos e, nestes casos, podem ser necessários alguns pontos.

A estética fica parecida com um dente natural?
Sim, hoje além de técnicas cirúrgicas e implantes de alta qualidade, temos materiais cerâmicos (porcelanas) que se assemelham muito à dentes naturais, ficando praticamente impossível distinguir qual dente do paciente é natural e qual é um implante.

Qual a diferença desse implante imediato para o implante convencional?
A principal diferença é o tempo. Enquanto um protocolo de tratamento convencional necessita de 6 a 10 meses e pelo menos 2 ou 3 cirurgias, o protocolo imediato necessita, na quase totalidade dos casos, de apenas um tempo cirúrgico e normalmente o tratamento está finalizado em menos da metade do tempo que o convencional, necessitando de 1 mês e meio a 3 para a conclusão do tratamento. Além disto, o paciente já sai da cirurgia com um dente fixo no implante, o que dá a sensação de que não está faltando nada em sua boca, além de ter sua estética e funções sociais preservadas. Geralmente os pacientes associam a palavra "cirurgia" a sensações desagradáveis e pós-operatórios desconfortáveis. Entretanto, neste protocolo a sensação para a maioria dos pacientes é que nada aconteceu em sua boca, pois o espaço do dente perdido já foi preenchido, não levaram pontos e o edema (inchaço) após a cirurgia é mínimo.

Existe risco de rejeição?
A palavra rejeição não existe com os implantes. O adequado para casos de falhas seria "não osseointegração", que seria a "não integração" do implante ao organismo do paciente. Utilizando implantes modernos, temos esta integração ocorrendo em alguns dias, o que minimiza a chance de falhas. Atualmente temos índices de sucesso deste tratamento girando entre 97% a 98.5%, o que está de acordo com pesquisas conduzidas em renomados centros pelo mundo. É um tratamento extremamente seguro para os pacientes.

Serviço 
Dr Felipe Bergamin Avelino - CRO-ES 6331
Especialista e Mestre em Implantodontia
Instagram: @mgefodontologia.