BLOG

15-10 - União que pode mudar a vida de muitas pessoas

compartilhe:

Diante de tantos problemas sociais e econômicos que o nosso país enfrenta, as pequenas iniciativas podem gerar grandes mudanças. Aqui e ali, grupos se unem para ajudar desabrigados, auxiliar no tratamento de alguma criança, e dar força a pessoas que enfrentam doenças difíceis. 

Sem dúvida, cada ação, por menor que possa parecer, fica muito grande quando unida a iniciativas de tantos outros. E, principalmente, fica enorme para quem a recebe. 

Um dos projetos sociais que busca mudar a vida de mulheres vítimas de violência no Brasil é o “Apolônias do Bem”. Através de empresas e profissionais voluntários, a proposta é oferecer tratamento odontológico completo e gratuito, incluindo implantes, exames e próteses. Em todo o país, mais de mil mulheres cisgênero e transgênero já foram contempladas desde 2012, quando o projeto começou a ser desenvolvido. 

O nome “Apolônia” faz referência à personagem histórica que viveu em Alexandria e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. Para ajudar as apolônias dos dias de hoje, a campanha recebeu reforço recentemente, quando uma grande marca de moda feminina nacional aderiu ao projeto com a venda de camisas. Artistas de renome em todo o Brasil estão participando da iniciativa, com a divulgação através das redes sociais e grandes mídias. 

Aqui no Estado, o projeto conta com o apoio da Odonto Scan e os atendimentos acontecem atualmente em seis cidades. Para ter acesso ao tratamento, a mulher vítima de violência precisa fazer o boletim de ocorrência e entrar em contato com o Creas da sua cidade. A partir daí, ela passa por uma triagem e o atendimento é solicitado.