BLOG

15-10 - Bate-papo com o dentista: Dra Andressa Hirle

compartilhe:

Dados apontam que mais de 16 milhões de brasileiros vivem sem um dente sequer na boca. O problema é grave, principalmente porque os dentes exercem funções importantes para a saúde. Os implantes são a principal alternativa para quem deseja recuperar a capacidade mastigatória. Especialista no assunto, a Dra Andressa Hirle é a nossa entrevistada de hoje. 

- Existem novidades na área? Se sim, quais são? 
Dra Andressa Hirle: Sim. Hoje temos implantes integrados ao osso com 20 dias. Também temos novidades no enxerto ósseo, que atualmente não precisa mais ser retirado do próprio paciente. É o PRP (plasma rico em plaquetas), composto por alta concentração de plaquetas. Ele ajuda a acelerar o processo de cicatrização e regeneração dos ossos.

- Pesquisas apontam que um a cada três implantes dentários feitos no Brasil é falsificado. Como o paciente pode identificar esse tipo de material? 
Dra Andressa Hirle: A melhor forma de garantir isso é pedindo que o dentista forneça o selo e tendo a garantia dos implantes que ele está usando. 

- Quais são os riscos que esse produto falsificado pode oferecer?
Dra Andressa Hirle: Como eles não têm registro há uma chance de não serem tão resistentes. Por isso, podem quebrar, apresentar maior rejeição... Não temos garantia do material e não há como ter certeza de que são biocompatíveis com os ossos. 

- Quando há indicação de implante? Ele pode ser feito em qualquer idade? 
Dra Andressa Hirle: Não. A recomendação é para que o paciente tenha pelo menos 21 anos, que é quando a idade óssea se estabiliza. O implante é para substituir um dente. Então, o paciente que perdeu um dente e tem a necessidade de reabilitar a função dele, tem indicação para o implante. 

- Como são os cuidados pós-operatórios? 
Dra Andressa Hirle: O pós-operatório é tão importante quanto a própria cirurgia, ou até mais. Se o paciente não mantiver repouso e alimentação adequados, ele pode até perder o implante. Esses cuidados são fundamentais e devem ser observados pelo paciente com o máximo de atenção. Isso é essencial para que o tecido se feche de forma adequada e para os implantes cicatrizarem na região. 

- Há risco de algum tipo de rejeição? 
Dra Andressa Hirle: Sim. Pode acontecer inclusive no pós-operatório, como falei. É algo raro, mas sempre há um risco. 

- Quais são os benefícios do implante?
Dra Andressa Hirle: O principal benefício é devolver a função mastigatória e estética. 

Serviço 
Dra Andressa Hirle - CRO ES 7389
Especialista em Implantodontia
Instagram: @draandressahirle