BLOG

04-09 - Bate-papo com o dentista: Dra Caroline Serrão

compartilhe:

Entre os principais problemas de saúde bucal está a periodontite, que afeta 90% da população mundial, de acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema é o principal motivo de perda de dentes em adultos e representa um desafio para especialistas. Conversamos com a Dra Caroline Serrão para entender melhor as causas e tratamentos da doença. Acompanhe!

O que é a doença periodontal?
Caroline Serrão- A doença periodontal é uma enfermidade infecciosa que afeta a gengiva e os tecidos de suporte dos dentes, como ligamento periodontal e o osso.

Ela é causada pela higienização inadequada e agravada por fatores hereditários, diabetes, tabagismo, entre outros hábitos. A doença inicia com uma inflamação na gengiva que progride para o tecido ósseo, causando mobilidade e finalmente perda dos elementos dentais. Consultas periódicas com periodontista são fundamentais para diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

Quais são as opções para reabilitação do dente com doença periodontal?
Caroline Serrão- Pacientes que possuem doença periodontal ativa precisam ser submetidos ao tratamento periodontal pelo especialista para que depois o planejamento protético ou reabilitador seja realizado. Pacientes com doença periodontal tratada podem ser submetidos a implantes dentais, próteses parciais fixas e praticamente todos os tipos de prótese. O importante é que esse paciente seja acompanhado periodicamente pelo periodontista e esteja consciente de que se os maus hábitos, como falta de higiene bucal e tabagismo, forem mantidos, a doença pode retornar, tanto nos dentes como nos implantes. Sendo assim, a manutenção ou acompanhamento periódico é fundamental.

O que é levado em consideração pelo dentista ao optar por manter ou extrair um dente com doença periodontal?
Caroline Serrão- Vários parâmetros são utilizados para decidir se um dente periodontalmente comprometido deve ser extraído ou mantido. Dentre os principais parâmetros podemos citar: perda de inserção clínica ou quantidade de perda óssea em torno no dente, grau de mobilidade, infecções agudas e avançadas, dentre outros. Existem muitas formas de tratamento e recuperação do dente, e a manutenção dele deve ser preferida sempre que possível.

Existem situações de doença periodontal em que o implante não é indicado? Se sim, quais são? Nesses casos, qual é a opção de tratamento?
Caroline Serrão- Pacientes portadores de doença periodontal crônica ou agressiva controladas são indicados aos implantes dentais. É importante que o paciente seja orientado quanto à manutenção periodontal adequada no dentista e a higiene bucal rigorosa em casa, além de evitar hábitos como tabagismo, para evitar a regressão da doença.

Quais são os cuidados necessários para o paciente que teve doença periodontal e depois passou pelo implante?
Caroline Serrão- Esses pacientes devem manter uma boa higiene bucal em casa e visitar o periodontista trimestral ou semestralmente.

Serviço 
Dra Caroline Serrão - CRO ES 3890
Especialista em Implantodontia & Periodontia
Instagram: @dracarolineserrao