BLOG

01-07 - Bate-papo com o dentista: Dra Karen Tonussi Alcântara Andere

compartilhe:

Quando e de que forma os pais podem identificar que uma criança precisa usar aparelho ortodôntico?

Dra Karen Tonussi - O tratamento das crianças vai além da identificação do mau posicionamento dos dentes. Nelas podemos identificar crescimento dos ossos do rosto irregulares ou necessidade de espaço na arcada dentária para os dentes permanentes. Os pais podem desconfiar que as crianças precisam de aparelho quando elas respiram pela boca, têm dificuldade de sono, chupam dedo ou possuem o queixo para frente ou para trás, entre outros problemas, mas uma melhor identificação da necessidade é feita por um dentista especialista em ortodontia. A melhor idade para levar as crianças ao especialista é entre os 5 e 7 anos.

 

Quais são os principais tipos de doenças que podem ser detectadas nas crianças?

Dra Karen Tonussi - Os principais problemas identificados em crianças são mordidas cruzadas, crescimento dos ossos do rosto irregulares, hábitos de chupar dedo, respiração bucal, falta de espaço para acomodar os dentes permanentes, dentes fora da posição correta, falta de espaço por perda precoce de dentes de leite ou retenção prolongada dos mesmos, e dificuldade de mastigar.

 

A partir de que idade a criança pode usar aparelho?

Dra Karen Tonussi - As crianças podem usar aparelho ainda com os dentinhos de leite. Tudo vai depender do problema identificado pelo especialista. Elas podem usar aqueles aparelhos de braquetes que conhecemos, mas também existem outros tipos, como os móveis, próximos ao céu da boca ou até fora da boca. Essa escolha vai depender dos problemas que forem identificados e para cada um deles existe uma idade exata para ser usado.

 

Muitas pessoas se queixam de dores quando passam pela manutenção com o aparelho. Com as crianças é assim também?

Dra Karen Tonussi - Não, geralmente os aparelhos utilizados por crianças são indolores e não causam nenhum desconforto a elas. Isso porque as estruturas ósseas das crianças são mais maleáveis e permitem mudanças com maior facilidade. Se houver qualquer incômodo para a criança, os pais serão avisados e as crianças poderão tomar remédio para que o desconforto seja aliviado.

 

Existem cuidados especiais para a criança que começa usar o aparelho ortodôntico?

Dra Karen Tonussi - É muito importante que os pais participem junto com a criança do tratamento ortodôntico, pois eles precisarão de muitos cuidados especiais, a começar pela higienização no aparelho, que algumas vezes é complicada e a criança precisa de auxílio para executar. Outras vezes as crianças também precisarão ser lembradas do uso do aparelho, alertadas quanto aos alimentos que devem ser evitados ou até mesmo aos riscos de se machucarem com os aparelhos de braquetes em atividades de contato, por exemplo. Os responsáveis precisam estar de olho nessas questões.

 

É verdade que o tratamento surte mais efeito se ele for feito desde cedo?

Dra Karen Tonussi - Sim, as estruturas ósseas do crânio e da face, além da sustentação dos dentes, são altamente adaptáveis durante o crescimento da criança, o que faz com que os tratamentos sejam mais rápidos e fáceis. Muitos problemas encontrados em adultos podem ser evitados se tratados preventivamente. Por isso, a indicação é que os pais levem as crianças ao ortodontista o quando antes. Só ele poderá identificar problemas e tratá-los da melhor forma possível.

 

Serviço
Dra Karen Tonussi Alcântara Andere - CRO 7753-ES

Especialista em Ortodontia, pós-graduada em Harmonia Facial

Instagram: @bluodonto