BLOG

06-05 - Bate-papo com o dentista: Dr Marcelo Nobre

compartilhe:

Bate-papo com o dentista: Dr Marcelo Nobre fala sobre as facetas e lentes de contato dental

Ter um sorriso digno de uma celebridade é o desejo da maioria dos brasileiros. A busca pelos lindos dentes, que fazem harmonia com o restante do rosto, movimenta a clínica odontológica e exige constante atualização dos profissionais, que precisam acompanhar as novidades que surgem a cada dia.

Entre as queridinhas do momento estão as facetas e as lentes de contato dental. Elas disfarçam manchas e desgastes nos dentes e podem mudar completamente a estética do sorriso. Para comentar melhor os benefícios desses tratamentos nós entrevistamos o Dr Marcelo Nobre, especialista em implante e reabilitação oral. Acompanhe os detalhes abaixo.  



Qual é a diferença entre as facetas de porcelana e as lentes de contato dental?

As facetas de porcelana são lâminas ou capinhas feitas de cerâmica com pequenas espessuras. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes para melhorar a aparência do sorriso, corrigindo cor e formato do dente. Geralmente é necessário desgastar um pouco a estrutura amarelada do dente para poder ter uma espessura satisfatória de porcelana para um resultado bem natural.


Já as lentes possuem uma diferença no momento da colocação, pois estas não precisam de nenhum ou apenas de um mínimo desgaste dental. São lâminas ou capas ultrafinas de cerâmica destinadas a corrigir o formato do dente e fechar espaços entre eles.


Pra quem são indicadas?

Tudo vai depender da necessidade dentária. É preciso passar pela avaliação de um especialista para que seja feito um bom estudo e planejamento de caso em particular, já que esses tratamentos são personalizados.


Qual é a vantagem para quem opta por esse tipo de tratamento?

As vantagens das duas técnicas são bem idênticas. Eu destacaria a rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas; a baixa manutenção, até porque a porcelana não altera a cor; e a longevidade do tratamento, que costuma durar 10 anos ou mais, dependendo dos hábitos alimentares e de higiene bucal do paciente.


Existe contraindicação?

Este tratamento não é indicado quando o dentista visualiza que o paciente não tem uma boa higiene bucal e alto risco de cáries. E ainda, há outros casos, como quando há má oclusão, com dentes muito apinhados.


Recomendamos também que não seja feito em crianças ou adolescentes sem que tenha terminado sua fase de crescimento facial. No caso dos jovens, isto vale para as meninas até, aproximadamente, 17 anos e os meninos até 19.


Quais são os cuidados depois que se coloca a lente ou a faceta?

Os cuidados também são parecidos após ambos os procedimentos. O paciente precisa ter o mesmo carinho que tem com os dentes naturais, entre eles evitar mastigar alimentos muito duros, evitar roer unhas e não usar os dentes para abrir embalagens. Quem tem qualquer tipo de bruxismo precisa ser orientado a usar uma placa de relaxamento muscular ou fazer uso da toxina botulínica nos músculos da mastigação, diminuindo a tensão destes. E o mais importante: não se esquecer de uma boa higiene bucal. Uma das principais causas do insucesso após estes procedimentos e a má higienização dental.


Serviço
Dr Marcelo Nobre  
Especialista em implantes e reabilitação oral
Instagram: @nobreesteticaorofacial ou @drmarcelonobre
Site: http://www.nobreodontologia.com.br/