BLOG

12-04 - Bate-papo com o dentista: Dra Carol Bittencourt

compartilhe:

Bate-papo com o dentista: saiba tudo sobre o aparelho invisível com a Dra Carol Bittencourt

 

O avanço da tecnologia na área odontológica nos últimos anos trouxe inúmeras opções para quem quer um sorriso saudável e bonito. O aparelho invisível é um exemplo disso. Para se ter uma ideia, estima-se que a procura por esse tipo de tratamento tenha aumentado cerca de 60% nos últimos dois anos. Para explicar melhor o assunto, conversamos com a Dra Caroline Bittencourt. Acompanhe os detalhes abaixo.

 

- Quais são as novidades na ortodontia?

Os alinhadores invisíveis, mini-implantes extra-alveolares e o planejamento virtual são os assuntos que estão em alta na comunidade ortodôntica. Os pacientes, cada vez mais, buscam por um tratamento rápido, confortável, menos invasivo e esteticamente atraente. Por isso, aliar tecnologia, uma mecânica adequada com aparelhos praticamente imperceptíveis tem ganhado muito espaço na ortodontia moderna.

 

- Há alguns anos percebemos o crescimento dos braquetes de safira e porcelana, que surgiram como alternativa aos convencionais de metal. Hoje eles ainda são muito utilizados ou foram praticamente substituídos pelo aparelho invisível?

Eles ainda são bastante utilizados. O tratamento com alinhadores é relativamente novo, não são todos os profissionais da área que trabalham com esse tipo de aparelho. Por utilizar alta tecnologia, ainda apresenta um valor elevado, comparado aos tradicionais. Grandes empresas vêm investindo no crescimento do setor e a tendência é que, muito em breve, esse novo tratamento se torne cada vez mais acessível.

 

- Como funciona o aparelho invisível? Qualquer paciente pode fazer esse tratamento?

O tratamento com alinhadores pode ser realizado em qualquer paciente desde casos simples, até casos mais complexos, como ortocirúrgicos ou com extrações. Por se tratar de uma mecânica diferenciada, há necessidade de uma qualificação específica por parte do profissional que for atuar nessa área. A movimentação ortodôntica é realizada através da troca dos alinhadores, que deve ser realizada a cada 10 ou 15 dias. São confeccionados especificamente para cada paciente, sendo mais confortáveis e de fácil utilização. Os alinhadores devem ser removidos durante as refeições, facilitando assim a escovação dentária e utilização do fio dental. 

 

- O planejamento virtual é uma das grandes facilidades do tratamento com o alinhador invisível. Isso também é possível para o aparelho ortodôntico convencional?

O planejamento virtual pode sim ser utilizado na ortodontia convencional, como forma de ilustração na hora de apresentar o caso ao paciente ou como forma de estudo por parte do profissional. Infelizmente a previsibilidade de tempo de tratamento, que conseguimos através do planejamento com alinhadores, é diferenciada para ortodontia fixa. O tratamento com alinhadores é mais rápido e o tempo para ser realizado é determinado antes da instalação do aparelho, no entanto, essa precisão não se adequa para ortodontia corretiva.

 

- O sucesso do tratamento com o alinhador invisível depende muito da colaboração do paciente, que precisa utilizá-lo conforme indicação do ortodontista. Você acredita que essa responsabilização ajuda no tratamento, já que ele se sente participando de forma ativa do processo?

Com certeza! O paciente é orientado no início do tratamento e tem a plena consciência de que, se ele não utilizar o aparelho, o mesmo não terá função. Algumas marcas de alinhadores apresentam indicadores de uso, o que permite que o ortodontista acompanhe a cooperação do paciente.

 

- Com o passar dos anos, o tratamento ortodôntico ficou mais acessível a grande parte da população brasileira. Em sua opinião, a que se deve essa mudança? A tecnologia permitiu um barateamento nos custos?

Acredito que a tecnologia ajudou bastante, mas o ponto chave foi o surgimento de fábricas nacionais no setor de ortodontia, diminuindo o custo do material. Outro fator importante foi o aumento de escolas pelo Brasil, oferecendo especializações na área. 

 

- Quais são as opções de tratamentos ortodônticos? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles?

Existem inúmeros tipos de aparelhos ortodônticos, com materiais diferenciados, técnicas diversas, prós e contras, bem como indicações próprias. Mas acredito que o sucesso do tratamento esteja na escolha de um bom profissional. Este saberá indicar qual o melhor tipo de tratamento para cada caso, bem como manejar cada técnica da melhor maneira possível sem nunca esquecer o objetivo principal da ortodontia, que é aliar estética e função.

 

Serviço 
Dra Caroline Bittencourt 
Especialista em Ortodontia pela PUC/RS e Mestre em Clínica Odontológica pela Ufes
Instagram: @carolinebittencourt