BLOG

27-03 - Bate-papo com o dentista: Dr Ricardo Bertholdi

compartilhe:

Dr Ricardo Bertholdi explica como funciona o planejamento digital do sorriso.


O planejamento digital do sorriso é uma das grandes novidades na área odontológica. Através dele é possível prever como ficará o tratamento do paciente de forma virtual. Os benefícios são muitos, tanto para o paciente quanto para o profissional dentista.

Para explicar os detalhes dessa tecnologia, inauguramos o nosso “Bate-papo com o dentista” com o Dr Ricardo Bertholdi, especialista e mestre em Implantodontia. Acompanhe na entrevista abaixo.

 

Como funciona o Planejamento Digital do Sorriso?

Dr Ricardo Bertholdi: Sem dúvida alguma é a melhor forma de planejamento, pois alia precisão e previsibilidade, além de integrar aspectos estéticos e funcionais no mesmo conceito.

 

Através de imagens, fotos, vídeos, escaneamento facial e escaneamento intraoral, conseguimos fazer todas as avaliações necessárias para um alcançar, além do potencial estético máximo, um sorriso harmônico e uma oclusão equilibrada, ou seja, um sorriso perfeito, bonito e saudável. Utilizando essas informações dentro de um software 3D, fazemos o planejamento e simulações necessárias para serem provadas no paciente antes do início do tratamento.

 

É indicado para quais tipos de tratamentos odontológicos?

Dr Ricardo Bertholdi: Está indicado para todas as especialidades, da cirurgia à prótese, passando pelos implantes, ortodontia e estética.

 

Quais são os benefícios ao paciente? E ao dentista?

Dr Ricardo Bertholdi: São inúmeros benefícios, tanto para o paciente quanto para o dentista. Temos a possibilidade de projetar um sorriso perfeito, antes mesmo de iniciar o tratamento, simulando o resultado final, com total precisão e previsibilidade, sempre considerando aspectos estéticos, funcionais, biológicos e emocionais. Após o projeto virtual pronto, fazemos a impressão utilizando uma impressora 3D e “testamos” no paciente, o que chamamos de mock-up ou “test smile”. Outra grande vantagem é que o paciente tem essa possibilidade, de visualizar nele próprio o projeto, para sua aprovação, tornando mais fácil a tomada de decisão na hora de tratar e conquistar um novo e confiante sorriso.

 

O paciente consegue interferir e participar do processo?

Dr Ricardo Bertholdi: Ele torna-se coautor do próprio tratamento. O paciente pode sugerir alterações no projeto e, assim, fazer adequações de acordo com a sua vontade, dentro de certos limites técnicos, logicamente. Geralmente o paciente gosta tanto, pois os projetos são sempre incríveis, que pouquíssimas vezes ele quer fazer alterações. Mas é maravilhosa essa possibilidade de visualizar o projeto materializado em sua própria face e então ter a certeza de optar pelo tratamento A, B ou C.

 

O custo é alto?

Dr Ricardo Bertholdi: O custo desse processo, em minha opinião, é até baixo, pela riqueza de informações e sofisticação que ele traz.

 

A técnica Digital Smile Design (DSD) considera também os traços da personalidade. Como isso é possível? Como funciona?

Dr Ricardo Bertholdi: O DSD leva em consideração a personalidade do paciente. Entendemos que o sorriso, além de lindo, precisa combinar com sua personalidade. Por isso, os conceitos de visagismo fazem parte do processo. Por exemplo, o formato dos dentes (triangular, quadrado ou mais arredondado) pode transmitir um sorriso mais dominante, forte ou até mesmo mais delicado ou extrovertido, dependendo da “informação” que queremos “passar” através do sorriso!

 

Serviço 
Dr Ricardo Bertholdi 
Especialista e mestre em Implantodontia
Instagram: @dr.ricardobertholdi
Site: 
www.bertholdibastos.com.br