BLOG

09-10 - Os desafios do empreendedorismo na Odontologia

compartilhe:

Os desafios do empreendedorismo na Odontologia


O #empreendedorismo feminino já é uma realidade no nosso Estado e no nosso país. 

E ainda mais crescente é a participação das mulheres enquanto empresárias na área da #Odontologia. 

São mulheres que têm ocupado, cada vez mais, um espaço de destaque e conseguem conciliar com maestria a profissão de dentista com a administração do próprio negócio. 

Vale lembrar que o empreendedorismo é algo que precisa ser fortalecido e incentivado entre todos os profissionais liberais. 

O conhecimento técnico tem e sempre terá um papel de extrema relevância na atuação desse profissional, mas é a capacidade de se reinventar e inovar no próprio negócio que separam os bem sucedidos dos que passam a vida apenas “tocando o barco”. 

Enxergo o ato de empreender como algo que gera benefícios tanto para quem empreende quanto para aqueles que serão beneficiados com essa atitude. 

E na #odontologia não é diferente. Buscar os últimos lançamentos na área, criar parcerias que gerem bons resultados, enxergar o futuro como um universo amplo de possibilidades... Quando falamos de odontologia, são essas ações que possibilitam atuar de forma cada vez mais eficaz na prevenção, no tratamento mais rápido e menos indolor, e na disponibilização da melhor solução para as demandas dos pacientes. 

É mais do que trazer uma tecnologia nova do exterior. 

Empreender é saber enxergar que a odontologia e todos os profissionais envolvidos com essa área estão em constante evolução. Todos os dias nós, dentistas e empreendedores, buscamos oferecer opções que possibilitarão um menor tempo de consulta, maior tranquilidade e qualidade durante o tratamento e, de uma forma geral, uma boa saúde bucal para todos.

O #empreendedorismofeminino só tem a acrescentar para a área da Odontologia. 

As mulheres ouvem, compreendem e, de certa forma, acabam se envolvendo com os mais sinceros desejos e expectativas dos seus pacientes. Não à toa o Brasil é o país com o maior número de mulheres dentistas do mundo.

O fato é que as mulheres trazem uma nova visão para essa área. 

Temos o poder da iniciativa, persistência e determinação, que é fundamental no mundo dos negócios. 

A intuição e a sensibilidade nos ajudam a melhorar o desempenho à frente dos negócios, fazendo as escolhas certas. 

Em todos os aspectos da gestão, não perdemos o foco e, quando assumimos o papel de gestoras, somos minuciosas, evitando que um mero detalhe passe despercebido. 

São inúmeros benefícios e pontos positivos acerca da presença das mulheres no empreendedorismo, especificamente na área da Odontologia, que comprovam que isso é uma tendência. A consequência é cada vez mais mulheres influenciadas a empreenderem e enxergarem sua capacidade de gerir um negócio. É um ciclo virtuoso em prol da saúde e da nossa realização profissional. 

O sucesso está em ter conhecimento para administrar, planejar e executar, já que o negócio não cresce sem planejamento. 

E para ser uma empreendedora é preciso ter paixão à profissão e dedicação, é preciso ter a convicção de que é possível transformar o sonho em realidade e assim inovar para conquistar. É necessário ter visão do mercado e um olhar aprofundado, focado no seu nicho de trabalho. É preciso ser firme para se adaptar a uma rotina de atendimentos, gerenciamento do próprio negócio, e a busca constante por mais conhecimento.


Márcia Gabriella Barros – Responsável técnica da Odonto Scan, mestre em Saúde Pública e doutora em Radiologia Odontológica