BLOG

21-11 - A partir de qual idade já se pode ir ao dentista?

compartilhe:

O dentista é um importante profissional que cuida da saúde bucal de qualquer pessoa. A saúde bucal é um aspecto que deve demandar a sua atenção desde os primeiros anos de idade e, por isso, é tão importante que os pais ajudem seus filhos a se adaptarem a ir ao dentista desde cedo.

Muitos, entretanto, têm dúvidas sobre quando essas visitas devem começar a ser realizadas e, por isso, podem ir ao dentista muito tarde para a primeira consulta da criança, prejudicando a saúde de seus dentes.

Você sabe a partir de qual idade deve-se ir ao dentista? Nesse artigo, vamos falar exatamente sobre esse assunto!


Quando devo ir ao dentista com o meu filho para a primeira consulta?

A primeira visita do seu filho ao dentista, ainda bebê, deve ser feita bem cedo, mesmo antes do surgimento do primeiro dente de leite. O ideal é que você o leve ao odontopediatra por volta dos 6 ou 7 meses de idade.

Essa recomendação é feita porque, mesmo antes dos dentes nascerem, as orientações de higienização da cavidade oral podem ser necessárias para que os pais ajudem a evitar o desenvolvimento de cáries nos pequenos pedacinhos de dentes que podem começar a surgir nessa fase da vida.

A primeira consulta também é uma ótima oportunidade para ambientar a criança no consultório do dentista, além de ela se familiarizar com o profissional e começar a se sentir confortável e segura na avaliação. 

Fique atento, pois a primeira consulta jamais deve ser traumática, tanto para os pais quanto para os filhos, mas, sim, um encontro agradável com esse importante profissional que cuidará da saúde bucal da criança por um bom tempo.

O que vai ser feito nessa primeira consulta?

Nessa primeira consulta do bebê ao dentista serão feitas somente avaliações simples da cavidade oral, para avaliar o desenvolvimento do dente e como está sendo feita a limpeza da região. Serão dadas, também orientações de cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal de seus filhos a partir desse momento.

O dentista pode, ainda, sugerir os melhores modelos de escovas e pastas de dentes que serão usadas nesses primeiros cuidados bucais dos bebês.

Quando devo voltar ao dentista com meu filho?

Depois de ir ao dentista pela primeira vez, os pais devem começar a se organizar para levar a criança para novos atendimentos com o profissional que escolheram. 

Recomenda-se que as consultas sejam agendadas de seis em seis meses, para que, além de ajudar a prevenir quaisquer doenças que possam se desenvolver na região bucal, os dentistas também possam acompanhar o crescimento dos dentes e outras condições que podem afetar a funcionalidade e aspecto visual dos mesmos.

Além disso, o dentista pode avaliar possíveis sangramentos na gengiva, o desenvolvimento de algum dente já prejudicado com cárie, dores e até mesmo possíveis lesões estruturais que estejam prejudicando a mastigação e fala da criança.

Quais tratamentos são realizados nessas consultas?

Ao longo do desenvolvimento da criança e aparecimento dos dentes, as consultas com o dentista podem mudar seu foco inicial, porém sempre terão como objetivo garantir a boa saúde da região.

Os tratamentos feitos ao longo do desenvolvimento da criança ao ir ao dentista são: 

•    Profilaxia e limpeza dos dentes;
•    Exames físicos completos;
•    Orientações sobre cuidados com a saúde dos dentes e gengivas;
•    Identificação de possíveis lesões na região;
•    Avaliação de radiografias e exames complementares.

A primeira ida ao dentista é uma consulta tão importante quanto as futuras visitas que serão feitas a esse profissional da saúde durante o crescimento da criança.

Você já marcou a primeira consulta do seu filho ao consultório do odontopediatra? Conte para a gente pelos comentários as suas experiências!