NOTÍCIAS

28-11 - 5 razões para você cuidar da sua saúde bucal

compartilhe:

Falamos muito de saúde o tempo todo, sobre como devemos cuidar do nosso corpo e quais são os alimentos que são essenciais para a qualidade de vida. Entretanto, muitas vezes, deixamos de nos atentar a um aspecto igualmente importante para viver uma vida mais saudável: a saúde bucal.

Existe um ditado que afirma que a saúde começa pela boca, por isso, nesse artigo, vamos explicar o porquê ele está correto. Confira, abaixo, 5 razões para você dar uma atenção maior a sua saúde bucal!

#1 Ter um sorriso impecável

Você, provavelmente, sabe que um sorriso bonito pode lhe ajudar a conquistar muitas coisas e a abrir portas, não é mesmo? Ter dentes brancos e saudáveis ajuda a melhorar a sua imagem, não deixando-a apenas mais atraente, como também mais positiva e até mesmo mais profissional.

Um bom sorriso é essencial para quem deseja - e precisa - causar uma boa impressão.

#2 Evitar doenças na região da boca

A gengivite, cárie e outras doenças relacionadas com a má higienização da região bucal também são um ótimo motivo para você começar a dar mais atenção à saúde bucal.

Essas condições clínicas, além de desconfortáveis e com grande risco de afetar a qualidade visual e funcional do seu sorriso, também podem ser responsáveis por problemas ainda maiores, como mau hálito, infecções generalizadas e, até mesmo, doenças cardiovasculares. Por isso, é importante pensar em evitar essas complicações para garantir mais saúde, não só para os dentes, como para todo o seu organismo.

#3 Evitar dores e sensibilidade na região dos dentes

Apesar de muitas das condições relacionadas com dores na região da arcada dentária serem consequências de quadros de estresse, como o bruxismo, por exemplo, a visita ao dentista pode ajudar a diagnosticar essas situações, e é essencial para que você inicie um bom tratamento.

Além das dores na região da arcada dentária, a visita ao dentista também pode identificar possíveis causas de hipersensibilidade nos dentes, evitando desconfortos ao se alimentar ou beber algo.

#4 Evitar problemas de fala e mastigação

Deixar uma doença odontológica se desenvolver, seja ela uma simples cárie, como um avançado quadro de reabsorção dentária, pode ser um grande problema para duas ações imprescindíveis na nossa qualidade de vida: a mastigação e a fala.

Problemas na arcada dentária podem prejudicar a mastigação correta (interferindo, inclusive, na absorção de determinados nutrientes), assim como afetar a capacidade de comunicação (visto que usamos os dentes para dar suporte à língua e emitir determinados sons).

#5 Economizar e prevenir doenças

Quando mais se tem o cuidado recorrente com a saúde dos dentes, realizando as limpezas necessárias e o acompanhamento de possíveis sintomas, maior garantia de que desconfortos como as cáries, as gengivites e até condições mais graves se desenvolvam ao longo do tempo. 

Além disso, prevenir também significa economizar e fazer uso inteligente dos seus investimentos em saúde, para não ter que usar suas reservas em procedimentos de emergência que só se manifestaram por um descuido contínuo com a saúde bucal. Lembre-se disso na hora que pensar em postergar a sua próxima visita ao dentista, combinado?

Alguns dos motivos apresentados nesse artigo lhe convenceram de que você precisa começar a cuidar ainda mais da sua saúde bucal? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!