BLOG

29-08 - Qual especialidade da odontologia é indicada para você?

compartilhe:

A odontologia é um ramo, assim como na medicina, com muitas especialidades, o que permite que vários profissionais se aprofundem em determinadas áreas de atuação na saúde do paciente.

Se você acredita estar com algum problema odontológico, mas não sabe com quem tratar essa condição, apresentamos, no post de hoje, as principais especialidades desse campo, para que procure o profissional correto para tratá-lo! Acompanhe.


Clínico geral

O profissional dentista clínico geral atua da mesma maneira que um médico clínico geral, porém voltado para a saúde bucal. Ele é o responsável por fechar diagnósticos clínicos, realizar ações de prevenção e educação (como as consultas de rotina para controle de placas e cáries), pequenas restaurações e indicar uma possível necessidade de acompanhamento da condição por ele mesmo ou outro especialista.

Podemos afirmar que o clínico geral é a porta de entrada do paciente para um tratamento odontológico. É esse o profissional que vai orientar o paciente corretamente sobre quem procurar para tratar uma condição bucal mais grave.


Odontopediatria

A odontopediatria é uma especialidade que visa o tratamento e a preservação da saúde bucal de crianças e pré-adolescentes.


Endodontia

A endodontia é a ciência relacionada com o tratamento de canais dentários, por isso, quem procura um endodontista precisa tratar condições clínicas relacionadas com a saúde dos canais radiculares e da polpa dentária.


Periodontia

Essa especialidade é responsável por tratar e garantir a saúde dos tecidos chamados de sustentação e proteção do dente, como a gengiva e as estruturas ósseas da região da arcada. O periodontista, portanto, trata de doenças que atingem esses tecidos e que podem afetar, também, a saúde e estrutura dos dentes.


Odontogeriatria

Da mesma maneira que existe uma especialidade da odontologia voltada para atender crianças, é possível encontrar especialistas para o atendimento de idosos. O odontogeriatra é o responsável por conhecer e tratar fenômenos relacionados com o processo de envelhecimento e que influenciam, significativamente, na saúde bucal.


Prótese Dentária

O especialista em prótese dentária é o responsável pela recuperação das coroas dentárias e de possíveis fraturas ou espaços encontrados na arcada, e que podem prejudicar a funcionalidade da região.


Implantodontia

O implantodontista trabalha diretamente com o posicionamento de implantes nos ossos da arcada dentária, substituindo dentes ausentes. O especialista em prótese atua  após o posicionamento do implante.


Ortodontia

O ortodontista é o profissional responsável pelo posicionamento e funcionalidade dos dentes nas arcadas dentárias através de aparelhos ortodônticos fixo e/ou móveis, de acordo com o problema apresentado por cada paciente.


As especialidades apresentadas nesse artigo são apenas algumas do ramo de odontologia, entretanto, são as mais procuradas por boa parte dos pacientes. De qualquer maneira, antes de sair em busca do profissional ideal, vale a pena contar com o suporte de um clínico geral para saber qual dessas especialidades pode lhe ajudar. Ele vai solicitar exames complementares, que devem ser feitos em clínicas de confiança, para poder fechar o diagnóstico correto de sua condição.


Você já se consultou com alguns desses especialistas da odontologia? Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente pelos comentários!